/CAIXA RESPONDE OFICIO DA CNTV E ACEITA DIALOGAR SOBRE AS DEMANDAS DOS VIGILANTES

A CNTV recebeu no mês passado um Oficio da Caixa Econômica Federal (Of. Nº 0001/2023/GECPA/GESEP#PÚBLICO) respondendo a Oficio da Confederação entregue pessoalmente em abril deste ano à Presidente do banco publico.
Os mencionados documentos tratam de:

• Contratação pelas empresas contratadas pela Caixa de Vigilantes com jornada parcial (horista/intermitente), com salário inferior a Piso Salarial ou inferior ao Salário Mínimo;
  • Empresas em processo de “recuperação judicia” ou pré-falência participando de licitações da Caixa;
  • Constituição de espaço de dialogo Caixa/Sindicatos para debate de demandas e problemas do dia-a-dia que envolvam os direitos e condições de trabalho dos Vigilantes, assim como ações que busquem a valorização e reconhecimento dos trabalhadores;

A Caixa alega que não indica as empresas a contratação de horista, intermitente ou outra forma precária de contratação, cabendo a estas contratar Vigilantes com base na lei e nas Convenções Coletivas de Trabalho. Para a CNTV e os Sindicatos de luta tem empresas que, para suprir os intervalos intrajornada (hora de almoço), andam enganando e humilhando trabalhadores com contratos de horistas ou intermitentes e salários rebaixados, inferiores a Piso ou salario mínimo.

Quanto a denuncia de participação de empresas em recuperação judicial em processos de licitação promovidos pela Caixa, a instituição alega que os editais proíbe esta participação, mas a Angel’s do Rio de Janeiro recorreu à justiça para participar de uma licitação.

ESPAÇO DE DIÁLOGO CAIXA X TRABALHADORES – Na condição de terceirizados este tem sido um dos principais pleitos junto a contratantes públicos ou privados, uma vez que são beneficiários diretos dos nossos serviços e corresponsáveis pelas obrigações das empresas. A CNTV está propondo a instituição de um Grupo de Trabalho permanente (CNTV/Sindicatos x Caixa).

A Caixa diz concordar com o espaço de dialogo para tratar das demandas dos Vigilantes. Ainda não é o formato que propomos, mas é, sem duvida, um a passo para uma relação mais justa e honesta entre Vigilantes e banco. Se você Vigilante que atua na Caixa não tem seu direito, sua dignidade respeitada.

Se as suas condições de trabalho e segurança não são as mais adequadas, fale com seu Sindicato ou diretamente com a sua Confederação. Trataremos do tema e, devidamente fundamentado, pautaremos a Caixa. Respeito, direitos e dignidade é compromisso da CNTV e dos Sindicatos de luta.

Fonte: CNTV