//Sobre o Sindicato

Somos o segundo maior sindicato do estado fundado em 1984, reconhecido em 1986.

A vigilância privada, na forma como ainda é conhecida em nossos dias, começou a se estruturar na década de 60, tentando fazer frente a crescente violência urbana e aos assaltos a bancos.

Mas a regularização da atividade econômica e profissional só veio a ocorrer em 1983, com o advento da Lei 7.102/83, que regulamenta as atividades do setor patronal e também dos empregados.

Os trabalhadores na vigilância privada, que na maioria eram vigilantes bancários, começaram a se organizar bem antes dessa data, mas encontravam dificuldades por estarem vinculados ao Sindicatão: a entidade dos Agentes Autônomos do Comércio.

Como a estrutura sindical era muito rígida e a ditadura marcava sob pressão, ficava difícil à categoria se organizar. Mas, ainda assim, os trabalhadores foram à luta. Já em 1979 foi fundada a primeira Associação Estadual.

A oficialização dessa entidade veio em 1984, quando foi reconhecida. Em seguida, começaram a surgir Sindicatos ou embriões de futuros Sindicatos. Nesse sentido, 1986, foi um ano histórico, pois foram regulamentados os Sindicatos de São Paulo, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

EM CAMPINAS – o Sindicato foi fundado em 13 de novembro de 1984 e reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 22 de dezembro de 1986.

Na área da vigilância privada é a Segunda entidade do Estado, ficando atrás apenas do Sindicato da Capital. O Sindivigilância Campinas, representa em torno de doze mil trabalhadores, entre vigilantes patrimoniais, segurança orgânica e segurança pessoal. A entidade tem sob sua representação 33 Município da região de Campinas.

PROBLEMAS – O principal problema na base da entidade, hoje, é a presença de empresas ilegais/clandestinas, que agem em desacordo com a Lei, lesando ao mesmo tempo empregados e contratantes de serviço.

O ÓRGÃO INFORMATIVO – O Vigilante, hoje denominado VIGILÂNCIA E SEGURANÇA, com uma tiragem de 12.000 exemplares, é o órgão informativo trimestral da entidade, com distribuição gratuita e teve seu lançamento em 1989, tendo desde então, servido como fonte de informação e orientação à toda a categoria.