/Feliz Dia do Vigilante – Sindicato parabeniza categoria por sua data nacional

Feliz Dia do Vigilante – Sindicato parabeniza categoria por sua data nacional

O Dia Nacional do Vigilante é comemorado em 20 de junho. A data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam cotidianamente a proteger e vigiar bens públicos e o patrimônio de empresas e pessoas, com o intuito de garantir a segurança.

Data – O Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza a profissão no Brasil. Atualmente, para desempenhar a função de vigilante, o profissional também deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante.

O presidente Geizo de Souza comenta: “Ser vigilante é, acima de tudo, ser um cidadão consciente da sua importância na sociedade, pois é uma responsabilidade muito grande cuidar do patrimônio e das pessoas com zelo e dedicação”.

Nosso presidente destaca que, para que todos os vigilantes da base cumpram esta missão com dignidade e competência, o Sindicato busca amparar os profissionais em todas as suas necessidades. “Atuamos na formação e aperfeiçoamento profissional, ampliando benefícios, além de defender com firmeza os direitos da categoria”, diz.

Conquistas – Uma das principais vitória da categoria nos últimos anos foi a conquista do adicional de periculosidade de 30%, aprovado pela Lei 12.740/2012 – que entrou em vigor em dezembro de 2013.

Geizo de Souza aponta, entretanto, que ainda há muitas reivindicações a serem atendidas, como a criação de um Piso salarial nacional, aposentadoria especial aos 25 anos de serviço para toda a categoria e tratamento igual a qualquer trabalhador, seja ele empregado direto ou terceirizado.

A profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no País.

As empresas de vigilância devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, que é a responsável por também fiscalizar as academias de formação.