/21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Vigilantes reafirmam compromisso
por inclusão do negro

A história do Sindicato dos Vigilantes de Campinas é marcada pela luta contra todo tipo de opressão, abusos, arbitrariedades e preconceitos. Neste 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, nossa diretoria reafirma o compromisso de apoiar todas as ações que ampliem a inclusão do negro em todos os setores da sociedade.

Que esta data sirva para lembrarmos do bárbaro genocídio na cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul. Foi em 21 de março de 1960 que 69 negros foram brutalmente assassinados pelo exército de cujo governo impunha o Apartheid, o mais violento e desumano sistema de segregação racial adotado na história da humanidade.

Conhecido como Massacre de Shaperville, homens e mulheres negros perderam suas vidas simplesmente porque caminhavam, em protesto pacífico, por vias liberadas para a passagem apenas de brancos. Que ideias de separação e de qualquer tipo de segregação jamais voltem a fazer parte da história deste planeta.

E viva Nelson Mandela. Viva Steve Bico. Viva Zumbi dos Palmares. Viva Luiz Gama. E todos os grandes líderes negros que combateram (às vezes com a própria vida) a discriminação.
 
Diretoria do Sindicato dos Vigilantes de Campinas