Dia Internacional da Mulher
Sindivigilância homenageia bravas
trabalhadoras da categoria
Hoje, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens. Mais do que uma data comemorativa, o 8 de Março é uma data para refletirmos sobre valores e igualdade entre homens e mulheres.
Apesar do avanço das lutas femininas, as brasileiras ainda precisam encarar problemas como desigualdades salariais, pouca representatividade política e a violência, por exemplo. As mulheres têm ainda mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho e de chegar a cargos de chefia, e ganham menos que homens cumprindo a mesma função.
Mesmo estudando mais que os homens, elas encontram uma série de barreiras no ambiente profissional. Segundo estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), o salário médio de uma mulher brasileira com educação superior representa 62% do de um homem com a mesma escolaridade.
Como vemos, ainda há um longo caminho a ser percorrido rumo à efetiva igualdade entre homens e mulheres. O Dia Internacional da Mulher serve para celebrar a coragem e os avanços na luta pela igualdade de gênero no mundo, mas também para destacar que o problema ainda está longe de ser resolvido e, portanto, não podemos parar de agir.
Nosso Sindicato está ao lado das companheiras profissionais da categoria, buscando avançar cada vez mais nessa luta. Nossas homenagens às bravas vigilantes!
8 de março – O Dia Internacional da Mulher é comemorado dia 8 de março em homenagem às operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorqueque, em 1857, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.