/Dia do Vigilante

Dia do Vigilante

Dia do vigilante é comemorado em 20 de junho

A data foi escolhida para ser o Dia Nacional do Vigilante porque a Lei 7.102/1983, que regulamenta as atividades de segurança privada, foi criada em 20 de junho de 1983. A “7.102″ foi o marco zero da legalização das atividades de segurança privada no Brasil.

Mas, apesar de ser comemorado há bastante tempo, não havia uma lei regulamentando a comemoração do Dia do Vigilante como data nacional. Isso ocorreu em 2015. No ano passado, em 17 de junho, a então presidente Dilma Rousseff sancionou 13.136 – que dispõe sobre a instituição do Dia Nacional do Vigilante.

A lei partiu de um projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Dia Nacional do Vigilante a ser celebrado em 20 de junho.

“O que buscamos alcançar é a valorização desta profissão e, portanto, do profissional que tem a nobre tarefa de complementar a atividade de segurança pública”, afirma Paim.

Valorização – Esse é mais um reconhecimento da força da categoria no plano da segurança privada nacional. A conquista é compartilhada por nosso Sindicato com todos os vigilantes da base. A cada dia a profissão se torna mais reconhecida e respeitada.

Somente com muita luta e seriedade, novas conquistas virão.

Veja a íntegra da lei:

LEI Nº 13.136, DE 17 DE JUNHO DE 2015.

Dispõe sobre a instituição do Dia Nacional do Vigilante.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Vigilante, que será celebrado no dia 20 de junho.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 17 de junho de 2015; 194o da Independência e 127o da República.

DILMA ROUSSEFF

Jose Eduardo Cardozo