/Vigilantes cobram condições dignas de trabalho no Fórum de Valinhos

Vigilantes cobram condições dignas de trabalho no Fórum de Valinhos

Vigilantes cobram condições dignas
de trabalho no Fórum de Valinhos

O Sindicato flagrou diversas irregularidades no Fórum Criminal de Valinhos, que precarizam o trabalho dos vigilantes. Entre elas, banheiros mal conservados, vestiário em condições inseguras para troca de roupa e guarda de equipamentos (uniforme e arma), falta de guarita e espaço para almoço, além de documentação obrigatória irregular (PPRS e PCMSO).

O Sindicato já denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A empresa de vigilância prestadora de serviço é a Presseg.

Banheiros – Nosso diretor Ronaldo de Souza comenta: “A NR 24 (Norma Regulamentadora) determina limpeza permanente dos banheiros. E organização. Do jeito que está, é evidente que isso não está acontecendo”.

Vestiário – Vestiário de vigilante tem de ser de uso exclusivo, até porque há manuseio de arma de fogo. E os armários têm de ser seguros. Ronaldo diz: “No Fórum, o vestiário também é banheiro do público. Quer dizer: enquanto o vigilante se troca e manuseia sua arma, tem gente estranha que entra e sai. É um absurdo, que está em desacordo com a NR 24”.

Ronaldo aponta outro grave problema nos vestiários: os armários são frágeis e não têm cadeados. Ele pergunta: “Como o trabalhador pode guardar em segurança armas de fogo e uniformes?” E completa: “Pior ainda é que a situação é dentro de um fórum criminal”.

Almoço – O refeitório do Fórum é utilizado por todos os funcionários do órgão. Após o meio-dia, o espaço fica lotado. Resultado: o vigilante que sai pra almoçar após este horário, não consegue entrar. Ou espera pra comer após 15 horas, ou se vira como pode.

Três profissionais da área atuam no local. Somente o que almoça às 11h30 consegue usar o refeitório. Ronaldo denuncia: “Já peguei vigilante almoçando em baixo de árvore, no pátio. Hora da refeição é sagrada. O vigilante merece ter espaço digno pra se alimentar. Até pra poder estar em condições de trabalhar direito”.

Guarita – O Sindicato já reivindicou. Mas nada da Presseg instalar guarita. Nosso diretor afirma: “É grande o movimento de entra e sai de carro e gente no Fórum. O vigilante é obrigado a trabalhar debaixo de sol forte e chuva. Nossa Convenção Coletiva, que tem força de lei, determina a instalação de guarita”.

Documentação – Todo posto de vigilância é obrigado a manter, permanentemente, documentos como o PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). O Sindicato não encontrou a documentação no Fórum Criminal de Valinhos.

Ronaldo avisa: “A situação lá é caótica. Está tudo errado. Exigimos que o pessoal do Fórum, mas principalmente o patrão da Presseg, tome medidas urgentes para resolver esse caos. Fizemos o relatório e entregamos no Ministério Público do Trabalho. Não vamos dar trégua”.

Denuncie – Não aceite irregularidades. Denuncie ao Sindicato. Ligue (19) 3253.2004 (19) 3251.7332.