/Violência

Violência

Mortes em assaltos envolvendo
bancos cresce 32,7%

O número de mortes em assaltos envolvendo bancos cresceu 32,7% entre 2011 e 2013. Os dados são de estudo realizado pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O diretor Ronaldo de Souza afirma: “Esse trabalho confirma o que já sabíamos. A atividade de vigilante é muito perigosa. Por isso, comemoramos muito o Adicional de Periculosidade aprovado em dezembro, pelo qual lutamos durante 17 anos.”

Ele avisa: “Todas as empresas de vigilância são obrigadas a fornecer colete à prova de bala. Além disso, é importante o trabalhador ficar atento ao prazo de validade do colete. Qualquer problema ligue imediatamente para o Sindicato”.

São Paulo lidera – Em 2011 foram 49 mortes; 57 em 2012; 65 em 2013. De 2012 para o ano passado, o crescimento foi de 14,04%. São Paulo lidera o ranking, com 16 casos em 2011, 15 em 2012 e 17 em 2013; Rio de Janeiro, em segundo, com 9, 7 e 11.

Zero – Bahia está na terceira posição com 1, 8 e 7. Por outro lado, seis estados e o Distrito Federal não registram mortes referentes a assaltos envolvendo bancos: Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.