/Lei para garantir portas giratórias

Lei para garantir portas giratórias

PROJETO QUER MANTER PORTAS GIRATÓRIAS EM SANTA BÁRBARA/SP

 

A ação do Sindicato com relação às Portas Giratórias começa a surtir efeito. No início deste mês o Sindivigilância campinas enviou cartas às Câmaras Municipais de todas as cidades pertencentes a sua base enaltecendo a importância da manutenção das Portas Giratórias indagando também sobre a opinião dos vereadores com relação à retirada das mesmas e se no município já existe uma lei que obrigue os estabelecimentos bancários a se utilizarem das Portas Giratórias.
O primeiro resultado já esta ai. O vereador Antonio Carlos Ribeiro (PDT) protocolou nesta quarta-feira (7) um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a manutenção das portas giratórias com detector de metais nas agências bancárias da cidade. 
Proposta surge em momento em que instituições discutem a necessidade da medida.
A proposta prevê uma porta auxiliar, para garantir o acesso de obesos e pessoas com deficiência, além de equipamentos que permitam o acesso de pessoas com celulares, moedas e molhos de chave, evitando o constrangimento dos correntistas.
O projeto de lei surge no momento em que os bancos discutem sobre a necessidade da existência das portas giratórias. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), a legislação federal não torna mais obrigatória a porta giratória, que é tratada como item opcional dos bancos. 
O plano deve ter pelo menos três dispositivos de segurança (as portas são um deles), mas apenas dois são obrigatórios, que são a presença de vigilantes armados e alarme.
Na exposição de motivos, o vereador afirma que a medida tem o objetivo de garantir a segurança e a integridade de seus funcionários e clientes.