/318 Valente mostra descaso e foge de negociação

318 Valente mostra descaso e foge de negociação

318 Valente mostra descaso e foge da negociação


O Sindicato convocou a empresa 318 Valentes para mesa-redonda em nossa sede para discutir uma série de irregularidades no posto da Emprapa/Jaguariúna.

A reunião foi agendada para o dia 27 de setembro, às 10 horas, mas a empresa não compareceu. O presidente Geizo de Souza destaca: “Buscamos sempre o diálogo. No entanto, a 318 Valente demonstrou completo descaso às reivindicações dos trabalhadores”.

Diante do não-comparecimento da 318 Valente, o Sindicato encaminhou, no mesmo dia 27, solicitação de mesa-redonda junto ao Ministério do Trabalho.

Irregularidades – Aos trabalhadores que prestam serviço para a Embrapa, a empresa não forneceu uniforme, como determina a cláusula 64º da Convenção Coletiva e não paga o vale-transporte.

Mas as irregularidades também acontecem com os demais trabalhadores da empresa, que, além da falta de uniforme e do vale-transporte, estão sofrendo com o atraso nos salários, falta de pagamento de uma hora diária, relativa ao intervalo de repouso não concedido na integralidade, no horário de almoço e janta dos vigilantes.

Além disso, as condições em muitos postos de trabalho são precárias. Banheiros em condições inadequadas, sem sequer haver separação de homens e mulheres; falta de refeitório para o intervalo de repouso; e a inexistência de cofre para a troca de armas e munições, além do vestiário adequado com armário individual, que permita a troca e guarda de roupa dos vigilantes.

Geizo finaliza: “As irregularidades são muitas. Esperamos que o diálogo e a negociação possam solucionar o conflito. Mas se a empresa continuar no caminho da intransigência, vamos tomar as medidas cabíveis para fazer valer a lei e os direitos dos trabalhadores”.