/MALETA ANTI-ROUBO PARA PROTEGER DINHEIRO

MALETA ANTI-ROUBO PARA PROTEGER DINHEIRO

19 de junho de 2009
 
Maleta anti-roubo para proteger dinheiro
 

 

Parece coisa do 007, mas não é. Uma maleta para guardar dinheiro ou arquivos confidenciais toca alarma e espalha tinta vermelha no dinheiro, inutilizando-o. É o que promete Cash Protection Solution , da Sintel, apresentado no CIAB 2009, evento que acontece nesta semana, em São Paulo.

O produto que substitui as armas pela tecnologia para inibir principalmente roubos no transporte de valores ou caixas eletrônicos. Composto por maletas inteligentes e gavetas compatíveis com todos os modelos de ATM do mercado, o sistema Cash Protection Solution é controlado por sensores de contato, que reconhecem o toque da mão do responsável pelo transporte do dinheiro. Ao ser violada, a maleta ativa um alarme sonoro e espalha tinta vermelha pelas cédulas, inutilizando-as.

A utilização da tecnologia para inibir o roubo muda completamente o cenário atual, dispensando carros-fortes e homens armados e, consequentemente, reduzindo os gastos das instituições financeiras com o transporte de valores. No novo cenário, o trabalho é feito por um único funcionário em vans, sem necessidade de blindagem.

Desenvolvido na Suíça, o produto é compatível com os principais fornecedores de terminais ATMs usados no mercado brasileiro. Já existem 500 mil unidades em operação na Europa e países da América do Sul, entre eles Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Fonte: PC Magazine

COMENTÁRIO DA CNTV:

A MALETA JÁ FOI APRESENTADA À CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES VIGILANTES (CNTV) POR EMPRESÁRIOS FRANCESES E BELGAS E FICOU CLARO QUE O APARATO NÃO TEM SUA EFICÁCIA COMPROVADA. PARA A DIREÇÃO O NOVO SISTEMA LEVA A POPULAÇÃO A FALSA IDÉIA DE QUE É DESNECESSÁRIO A PRESENÇA DO VIGILANTE ARMADO ACOMPANHANDO OS CARROS-FORTES.
OUTRA QUESTÃO ANALISADA PELA CNTV SÃO OS DANOS QUE ESTA TINTA UTILIZADA PARA INVALIDAR AS NOTAS PODE CAUSAR À SAÚDE DOS TRABALHADORES QUE IRÃO MANUSEAR O MALOTE. A TINTA CONTÉM PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS E APRESENTAM ALTOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO EM CASOS DE ACIDENTES.
E, POR ÚLTIMO, A MATELA PROVOCARÁ A DEMISSÃO DE PELO MENOS 40 MIL VIGILANTES DO TRANSPORTE DE VALORES DE TODO O BRASIL. REDUZINDO A GUARNIÇÃO DE QUATRO PARA DOIS TRABALHADORES E UTILIZARIA VEÍCULOS LEVES E INSEGUROS, EXPONDO AINDA MAIS OS HOMEM QUE FAZEM A SEGURANÇA AOS BANDIDOS.
POR ISTO, DESDE QUE TOMAMOS CONHECIMENTO DO FUNCIONAMENTO DA MALETA É QUE PASSAMOS A CHAMÁ-LA DE "MALOTE DO DESEMPREGO E DA MORTE".

Fonte: CNTV