/Portal do INSS é desativado nesta sexta (23) e migrado para o site do Governo Federal
INSS: Portal é desativado nesta sexta (23) e migrado para o site do Governo Federal (Foto: Reprodução Google)

O Governo Federal anunciou que hoje (23), informações e serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estarão sendo oferecidos no endereço único para todos os serviços. A plataforma Gov.br

A mudança é prevista no oficializado decreto nº 9.756, de 11 de abril de 2019, que:

“Institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal.” divulgado em nota.

Mudança do site do INSS

O Inss antes funcionava através do endereço Meu INSS, mas com o objetivo de desburocratizar, o Governo integrou o serviço a sua nova plataforma e todos os canais estarão em um só acesso:

“Art. 1º  Fica instituído o portal único “gov.br”, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal, por meio do qual informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo federal serão disponibilizados de maneira centralizada.” divulgado em nota no ano passado.

O antigo portal do Inss ainda ficará disponível por dois meses, para ajustes e migração das informações. Se o cidadão tiver problemas com a plataforma, o endereço para o e-mail: acs@inss.gov.br está disponível para mensagem.

Outros serviços oferecidos no site

O portal foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços, oferecidos pelo Governo Federal na internet. Um padrão de navegação é integrado e também a centralização de conteúdo cria um visual moderno e uniforme.

“ Art. 2º  Para fins do disposto neste Decreto, consideram-se canais digitais os portais na internet e os aplicativos móveis que contenham informações institucionais, notícias ou prestação de serviços do Governo federal” apresentado em nota.

Alguns serviços que o cidadão pode utilizar no site são:

Mudança do site do INSS

Outros serviços oferecidos no site

Alguns serviços que o cidadão pode utilizar no site são:

–       Solicitar Seguro Defeso – Pescador Artesanal
–        Solicitar saque no FGTS no exterior
–        Carteira de Trabalho
–        Solicitar o Seguro-desemprego (SD)
–        Cadastrar recurso relativo ao seguro-desemprego (SD)
–        Solicitar seguro-desemprego empregado doméstico
–        Registrar-se como profissional para atividades exigidas em lei
–        Buscar emprego no Sistema Nacional de Emprego (Sine)