/20 de junho – Dia do Vigilante

20 de junho – Dia do Vigilante

Parabéns a todos os vigilantes pelo seu dia!

O Dia Nacional do Vigilante é comemorado anualmente em 20 de junho. Neste dia de grande representatividade para os vigilantes, o Sindicato homenageia os profissionais da categoria, que contribuem para a segurança e o bem-estar dos cidadãos em toda a nossa base territorial.
A data foi criada em homenagem ao dia em que foi sancionada a Lei nº 7.102, em 20 de junho de 1983. Esta lei regulamentou a atividade de segurança privada no Brasil.

Mais recentemente, em 8 de maio de 2015, o Congresso Nacional transformou em lei projeto do senador Paulo Paim, que estabeleceu o 20 de junho como Dia Nacional do Vigilante. Segundo nosso presidente Geizo de Souza, a lei veio para consolidar “o respeito à atividade e valorização do trabalhador, que busca melhores condições e ampliação dos direitos, além da garantia de dignidade no exercício da profissão”.

Lutas – A principal conquista da categoria nos últimos anos foi à aprovação do adicional de periculosidade de 30%, aprovado pela Lei 12.740/2012 – que entrou em vigor em dezembro de 2013. No entanto, ainda há muitas reivindicações a serem atendidas, como a criação de um Piso salarial nacional.

História – No Brasil, as empresas de vigilância surgiram nos anos de 1960 devido ao aumento de assaltos a instituições financeiras, com o objetivo de proteger patrimônios, pessoas e realizar transporte de valores. Assim, surgiram os trabalhadores em segurança privada.