/ROUBO DE CARGAS CRESCE 14% E LEVA AO CRESCIMENTO DA ESCOLTA ARMADA EM SP

ROUBO DE CARGAS CRESCE 14% E LEVA AO CRESCIMENTO DA ESCOLTA ARMADA EM SP

Levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram que,em 2009, foram registrados 7.776 roubos de cargas no estado,número 14,4% superior ao ano de 2008, quando foram totalizadas 6.653 ocorrências.

O aumento de roubo de cargas no estado levou ao crescimento do segmento de escolta armada. “O setor registrou aumento em média de 50% nos últimos dois anos”, explica Autair Iuga,presidente da Comissão de Escolta Armada do Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo). Autair disse ainda que esse tipo de roubo é feito por quadrilhas especializadas e combatê-las não é tarefa fácil, mas a escolta armada dificulta a ação dos bandidos.

A Secretaria de Segurança aponta a capital e cidades da Grande São Paulo como as regiões que registraram o maior número de ocorrências.Em 2008, São Paulo registrou 4.155 casos, e em 2009,
4.846 casos, alta de 16%.

Iuga, por sua vez, aponta as cargas mais visadas. Segundo ele, os medicamentos aparecem no topo do ranking, pois são de fácil revenda,seguidos por eletroeletrônicos e defensivos agrícolas.A maioria dos casos ocorre num raio 150 km da capital e em todas as rodovias que chegam ou saem da cidade. O prejuízo anual chega a R$ 250 milhões.

De acordo com o delegado assistente da Seccional de Osasco, Paulo Sérgio Maluf Barroso, o roubo de cargas na região tem sido constantemente monitorado pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil e não foge do normal. Para ele, o contingente de policiais,embora reduzido, passa por constante renovação e está capacitado para o combate a esse crime. “O segmento de escolta armada é um importante nicho de segurança privada, porque emprega mão de obra especializada”,avalia o delegado.

Fonte: Redação