/CARNAVAL 2010 APRESENTA QUEDA NAS OCORRÊNCIAS

CARNAVAL 2010 APRESENTA QUEDA NAS OCORRÊNCIAS

O tenente José Ramos Duarte, da Polícia Militar de Votuporanga, em entrevista ao jornal A Cidade, explica que este ano os dias de carnaval na cidade foram mais tranquilos, se comparados com 2009. As principais ocorrências foram acidentes de trânsito sem vítimas, danos e posse de entorpecentes. "Tivemos um ligeiro aumento também das pessoas que vem de fora e querem transitar nas vias públicas utilizando trajes sumários. Isso aumentou um pouco, mas todos os casos tranquilos, de fácil solução", avalia. O tenente entretanto não pode demonstrar com números essa tese, pois a SSP (Secretaria de Segurança Pública) não permite revelar a quantidade de casos registrados antes da oficilização desses números. Isso acontecerá somente após a contabilização também dos registros da Polícia Civil. Segundo Ramos Duarte, em 2010 a PM já diminui o número de férias e dispensas na época do carnaval, para que assim houvesse um bom número de policiais nas ruas de Votuporanga. "Inclusive o pessoal que tem algum pequeno problema de sáude nós convocamos para fazer a parte de administração e de atendimento ao público. Dessa maneira colocamos todo o efetivo operacional em condições na rua, já prevendo esse aumento da população", salienta. Ramos conta que, por causa de uma resolução da SSP, em época de carnaval, os bailes tem como norma a contratação de segurança privada, para fazer o controle de acesso do pessoal e a segurança de palco, além de procedimentos como a instalação de banheiros químicos e a contratação de equipe médica. "Quando porém existe um problema interno fora da alçada da segurança, a Polícia Militar entra no recinto e toma todas as medidas legais cabíveis", explica. De acordo com o tenente, no primeiro dia do Votufolia (sábado) foi necessário a intervenção dos policiais, após um problema entre o público e a equipe de segurança. "Então os policiais miliatres entraram no recinto da festa. Conseguimos deter os responsáveis e fazer o devido registro do fato", diz. Para Ramos Duarte, a cidade poderá receber turistas para o carnaval dos próximos anos com total apoio e segurança da PM. "A gente sabe que vai continuar aumentando, e com isso a Polícia Militar vai se adequando ao aumento da população nessas épocas. Não só no carnaval. O próprio período de férias já tem um certo aumento de pessoas de fora", conclui.

Conselho Tutelar
O conselheiro tutelar Emerson Fabiano da Silva Borges avaliou o Carnaval de 2010. "Foi tudo muito tranquilo, não houve ocorrências relativas ao Carnaval", conta, em entrevista. Ele disse ainda que foram realizados plantões no período da folia, tanto na Avenida Francisco Ramalho Mendonça (onde ficou localizado o Votufolia) e na Avenida Angelo Bimbato, onde foi realizado o Bloco Oba!. "Ficamos nas entradas do evento, checando os documentos dos adolescentes", afirmou. Emerson explicou que os menores de idade de até 16 anos deveriam estar acompanhados com os pais e os maiores de 16 com autorização dos responsáveis autenticada. Mas a fiscalização não parou por aí. "Ficamos atentos nos bares e orientamos os garçons para não entregar bebida alcoólica para menores de idade. A nossa preocupação foi em não expor os jovens em situação de risco", disse.