/CAIXAS ELETRONICOS SÃO ROUBADOS NA REGIÃO

CAIXAS ELETRONICOS SÃO ROUBADOS NA REGIÃO

Dois assaltos tendo como alvo caixas eletrônicos dentro de universidades registrados, nesta quinta-feira (4), em Campinas, assustaram os estudantes e deixaram a polícia em alerta. O primeiro aconteceu durante a madrugada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no distrito de Barão Geraldo. Essa é a segunda vez em menos de uma semana que esta agência sofre o mesmo tipo de crime. O segundo roubo de hoje (4), aconteceu em plena luz do dia no campus Swift, da Universidade Paulista (Unip), na região Sul de Campinas. 

Com estes dois roubos sobe para 20 o número de casos registrados deste tipo de crime na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo a Polícia Civil, a frequência dos assaltos se deve a migração das quadrilhas especializadas em assaltos a banco para o roubo de caixas, preferencialmente, os que estão localizados em empresas e prédios públicos. De acordo com o delegado Seccional de Campinas, Paulo Tucci, a polícia já identificou pelo menos duas novas quadrilhas que estão atuando na região. 

"Nós estamos trabalhando com a possibilidade de pelo menos duas novas quadrilhas de roubo a caixas eletrônicos. São geralmente grupos grandes de assaltantes, com dez ou mais integrantes, bem armados, que atuam deixando parte da quadrilha no entorno do local escolhido", disse. O delegado ainda ressalta que os assaltantes estão evitando a ‘saidinha de banco’ pois o furto a caixas possui uma pena menor. 

Nesta quinta-feira, o primeiro roubo aconteceu durante a madrugada, em um caixa eletrônico da Agência do Banco Santander, localizada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no distrito de Barão Geraldo. Oito homens armados com pistolas e fuzil, renderam três vigilantes, e os amarraram com fitas adesivas. Eles usaram um maçarico e uma marreta para abrir o caixa. Em poucos minutos, os ladrões conseguiram retirar o cofre e fugir. 

A agência não divulgou a quantia que a quadrilha conseguiu roubar. De acordo com a Polícia Militar (PM) o bando invadiu a agência, por volta das 4h da madrugada. Essa é a segunda vez em menos de uma semana, que esta agência tem os caixas arrombados. Na madrugada de sexta-feira passada (26), três homens praticaram o mesmo crime no local. A gerência do banco preferiu não se pronunciar sobre o caso. A Unicamp se pronunciou por nota através de sua assessoria de imprensa, e afirmou que intensificou recentemente o sistema de rondas no local. 

O segundo roubo em campus de universidade chamou ainda mais a atenção dos policiais, pela audácia com que foi realizado. Cinco homens armados com pistolas e metralhadoras entraram na Unip em plena luz do dia. De acordo com os policiais eles ficaram disfarçados entre os alunos, e próximo a um corredor que dá acesso aos caixas eletrônicos. Ao verem três guardas da empresa Prosegur, que entravam no local com um malote de dinheiro para abastecer um caixa eletrônico, eles os abordaram e renderam. De acordo com os policiais, a ação dos bandidos foi rápida. Eles fugiram em um veículo não identificado pela portaria que dá acesso a Avenida Comendador Enzo Ferrari. 

Mais de sete viaturas da Polícia Militar foram até o universidade. A portaria da instituição de ensino chegou a ficar fechada por pelo menos duas horas impedindo a entrada dos alunos, que sem entender o que estava acontecendo esperavam a liberação. ‘Vim buscar um livro na biblioteca para fazer um trabalho, mas fui impedido de entrar. Falaram que era um assalto e só’ , contou Henrique Vieira de Lima, de 22 anos. 

A reportagem da Agência Anhanguera de Notícias (AAN) procurou os responsáveis pela instituição através da sua assessoria de imprensa, mas foi informada que a universidade não iria se pronunciar sobre o assunto.

 

 

 

 

Fonte:

Agencia Anhanguera de Notícia